Fique por dentro do que acontece no Food Park Carioca


Rio ganha, na Tijuca, primeiro espaço fixo para Food Trucks da cidade

Clipping

Food Park Carioca reúne diversos Food Trucks no mesmo espaço, além de oferecer área para descanso e música.

Food Park Carioca reúne diversos Food Trucks no mesmo espaço, além de oferecer área para descanso e música.  (Foto: Daniel Silveira / G1)


A partir desta quinta-feira (15), o Rio passa a contar com o seu primeiro espaço permanente para food trucks. Trata-se do Food Park Carioca, inaugurado na Rua Mariz e Barros, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Aberto diariamente, o local manterá cerca de 30 opções de Trucks, Bikes e Motos com gastronomia diferenciada. De segunda a quinta o local funciona das 12h às 22h, nas sextas e sábados das 12h às 23h e aos domingos das 9h às 21h.


Localizado no estacionamento de um hipermercado, o parque de alimentação a céu aberto em nada se assemelha às tradicionais praças de alimentação dos centros comerciais. “O [espaço ao] ar-livre é fundamental para se criar um espaço aconchegante, onde as pessoas vão não apenas para comer, mas para se divertir, confraternizar, ouvir música”, destaca o empresário Bruno Cypreste, de 38 anos, que diz ter se inspirado no Butantan Food Park de São Paulo para idealizar o espaço.


Bruno conta que teve a ideia de criar o Food Park Carioca há dois anos, após visitar um evento de Food Trucks no Parque Lage, na Zona Sul do Rio. “A diversidade de produtos, o alto nível da comida e o aspecto visual que causa a reunião desses trucks foi o estalo para planejar um espaço permanente deste tipo no Rio”, disse.


Aposta no orgulho tijucano
A escolha da Tijuca como berço deste espaço não foi aleatória, segundo o empresário. Ele disse ter analisado a viabilidade de implantar o Food Park em outros locais da cidade, mas que a característica do morador daquele bairro da Zona Norte e a proximidade com dois pontos turísticos de grande visitação, como o Maracanã e a Floresta da Tijuca, foram determinantes.



“O tijucano abraça os projetos do bairro onde ele mora. Ele gosta de vivenciar o local dele, tem orgulho de fazer parte dali. Além disso, a Tijuca tem grandes empresas, escolas”, destacou Bruno.


Inicialmente, o Food Park Carioca contará com 20 Food Trucks, seis Food Bikes e dois Moto Trucks. De acordo com o empresário Bruno Cypreste, idealizador do projeto, eles funcionarão em esquema de rodízio, o que irá garantir diversidade dos produtos oferecidos. Ele revela que há cerca de 140 trucks inscritos. “Os trucks vão ficar à vontade para sair e se aventurarem pelos eventos e ruas da cidade, e voltarem quando quiser”, ressaltou.


Entusiasmo dos novatos
Muitos dos empreendedores que estacionaram seus trucks na inauguração do Food Park Carioca são novatos no ramo da comida de rua e se mostram entusiasmados com a proposta do local. É o caso de Gisella Gindri, de 25 anos, que há três anos trabalha no mercado de casamentos e decidiu inovar. Antes, ela oferecia brigadeiros e sorvetes italianos, vendidos em atacado, para festas, e agora criou um produto novo para sua Bike Truck, o Gelatolé – sorvete servido no saquinho de sacolé.



“O food truck é um mercado em alta e a ideia de mobilidade é muito bacana. Em Niterói, onde moramos, não conseguimos autorização para vender nas ruas e praias. Aqui a gente viu a possibilidade de ter contato com o público e fazer a venda direta. E o feedback da clientela tem sido incrível”, disse Gisella, que se envaideceu dos elogios recebidos pelo seu Gelatolé na inauguração do espaço promovida para convidados.


No Rio, a prefeitura definiu 84 locais onde Food Trucks podem operar. Por meio de um sorteio, no entanto, ela habilitou apenas 38 para explorarem o serviço nas ruas da cidade, prometendo fiscalização severa para quem desrespeitar a licença.



“Aqui é a porta que a gente precisava. A gente comprou a ideia do Food Park assim como eles compraram a nossa”, afirmou Débora Vasconcelos, de 30 anos, que disse ter deixado de lado a profissão de jornalista para se dedicar à produção de doces. Antes da inauguração do parque, a venda de seus Woncakes (bolinhos feitos com farinha de castanha de caju e recheados com doces brasileiros) era limitada a eventos restritos pela cidade.


Assim como Débora, o casal Vanessa Ferraz, de 31 anos, e Juan León, de 32 anos, deixaram sua formação profissional de lado para empreender no ramo gastronômico. Ela é arquiteta, ele designer gráfico. Ambos contam que o trabalho em suas respectivas áreas ia de vento em popa em 2013, até que a crise os atingiu em 2014. Ao participarem de um vento de Food Trucks no Planetário da Gávea, eles tiveram o insight que precisaram para empreender. Criaram a Tequesos, produzindo tradicionais aperitivos venezuelanos.



“Começamos vendendo delivery, mas vimos que a Bike Truck poderia ser um grande diferencial. A gente viu aqui a possibilidade de ter um ponto fixo e não ficar dependendo dos eventos”, contou Vanessa. O produto da Tequesos é um queijo coalho enrolado em fina massa de trigo, servido com um molho especial. “Esse aperitivo é muito tradicional na Venezuela, mas a receita do molho é própria da minha família”, destacou o venezuelano Juan.


Outro casal que também está entusiasmado com o Food Park é Marinara Maia, de 22 anos, e Rafael Lemes, de 26. Eles levaram para o espaço o Duque Burger, marca da lanchonete que criaram em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas que decidiram colocar na estrada. Para o casal, a maior diferença entre servir hambúrgueres em um estabelecimento fechado e ao ar-livre é o apreço que o cliente tem pelo produto.


“Numa lanchonete o cliente vai apenas para comer. Aqui, a clientela vem para descontrair, conversar com os amigos, e apreciar uma comida diferenciada”, destacou Rafael.



Food Park Carioca
Onde: Estacionamento do Hipermercado Extra - Rua Mariz e Barros, 975 - Tijuca
Quando: De segunda a quinta-feira, de 12h às 22h; sexta e sábado de 12h às 23h; domingo de 9h às 21h
Quanto: A entrada é gratuita. As comidas têm preços que variam de R$ 10 a R$ 30.


Por Daniel Silveira
G1 Rio


http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/rio-ganha-na-tijuca-primeiro-espaco-fixo-para-food-trucks-da-cidade.html

Versão para impressão Versão para impressão  | Compartilhe:   Indique por email   Facebook   Twitter

© 2015 Food Park Carioca. Todos os direitos reservados. Facebook Instagram

Desenvolvido por NEW GOSLING